NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aposentados e pensionistas estaduais que fazem aniversário em maio vão poder realizar a prova de vida anual do Rioprevidência a partir desta quarta-feira, dia 11. Entre os dias 11 e 25 deste mês, podem se direcionar a qualquer agência do Bradesco, munidos de documento de identificação, CPF e comprovante de residência para realizar o procedimento. Caso percam o prazo, terão um mês para regularizar a situação em alguma agência, para evitar o corte do benefício. A situação irregular por seis meses leva ao cancelamento em definitivo do benefício. Muitos faltantes Em abril, o presidente do Rioprevidência, Sérgio Aureliano, alertou para os alarmantes índices de comparecimento para realizar a prova de vida — 14% dos 53 mil beneficiários que fizeram aniversário entre janeiro e março. Os números do órgão apontam que a taxa de ausências é superior à de 2019 no mesmo período, em que cinco mil segurados não fizeram o procedimento, contra cerca de sete mil, em 2022.
Prova de vida de nascidos em maio começa nesta quarta-feira; número de ausências em 2022 é alarmante
Fonte: Jornal Extra Data da Publicação 10/05/22 07:34
O governador Cláudio Castro divulgou o novo calendário de pagamentos para 2022

Cerca de 7 mil aposentados e pensionistas do Rioprevidência, aniversariantes de janeiro a março, deixaram de fazer a prova de vida obrigatória. O número corresponde a 14% dos 53 mil segurados aptos do período para o procedimento, e correm o risco de ter o benefício suspenso a partir de abril.

Dos ausentes de janeiro, cerca de 3.800 benefícios estão suspensos. E o restabelecimento do benefício acontece somente depois de o segurado fazer a prova de vida, em qualquer agência do Bradesco, com a apresentação dos documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Desde o início do ano, a prova de vida é obrigatória para os cerca de 250 mil aposentados e pensionistas do Rioprevidência, cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil, e deve ser feita entre os dias úteis de 11 a 25 do mês de aniversário do segurado.

O presidente da autarquia, Sergio Aureliano, ressalta que, para evitar golpes contra os segurados, o Rioprevidência não faz a prova de vida por meio de aplicativos, e-mails ou ligações telefônicas.

- A prova de vida é exclusivamente presencial e nas agências do Bradesco – enfatiza Aureliano.

O presidente do Rioprevidência observa ainda que “mais do que uma simples conferência de cadastros, a prova de vida reforça o controle e combate a fraudes e pagamentos indevidos, além de proporcionar melhorias, tanto na base de dados do funcionalismo estadual, como na folha de pagamentos dos servidores”.

O recado do Rioprevidência é: Evite transtorno. Aposentados e pensionistas façam a prova de vida.

Mais informações, como regras para casos especiais, acesse o site www.rioprevidencia.rj.gov.br.

Mais Notícias: